Saiba como aplicá-la no condomínio para evitar riscos e fraudes nas contratações
Due diligence é um termo em inglês que se refere à busca e à análise prévia de informações sobre determinada empresa, antes de concretizar novas parcerias com a mesma. O objetivo desse processo é avaliar e mitigar os riscos de se envolver em possíveis fraudes e irregularidades.
Dentro da esfera condominial, a due diligente funciona como uma análise de risco antes da contratação de prestadores de serviços, através de estudos, check-up de documentações e avaliação minuciosa da empresa que porventura o condomínio venha a firmar contrato. É um processo feito pela assessoria jurídica do condomínio, garantindo segurança antes da contratação.
Due diligence na prática
Antes de assinar o contrato com uma empresa prestadora de serviço, a gestão do condomínio passa a demanda para o setor jurídico e esse, especializado na área, analisa o contrato de prestação de serviços de forma detalhada, apontando riscos, cláusulas abusivas, orientações, remoções e acréscimos de cláusulas. Posteriormente é solicitada uma série de documentações para avaliar se tal empresa está apta a exercer serviços para o condomínio. E isso é apenas uma parte do trabalho preventivo que pode ser feito através do processo de due diligence.