Policia Militar não aconselha a colocação de películas em portarias dos condomínios
Película, grade ou vidro blindado? Qual a melhor maneira de proteger as portarias e guaritas dos condomínios? Para a Polícia Militar, a melhor maneira é utilizar vidro blindado, mas como o investimento pode ser alto, é possível procurar outras formas de segurança.
De acordo com o comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, uma das orientações é evitar o plantio de árvores ou plantas de tamanhos maiores em voltados condomínios. Assim, o vigia pode ter a visão de todo o terreno.
Não é aconselhável a colocação de películas em vidros, pois seu uso reduz a visibilidade no interior da portaria e guaritas. Quanto mais nitidez, mais chance de o marginal ser visto cometendo o delito. “É o mesmo que a Teoria do Espantalho. Se o meliante vê que tem alguém lhe observando, a tendência é ele não chegar ao local.
Outro ponto negativo da película é que ela tem o efeito contrário à noite. Ou seja, quem está dentro da guarita não consegue visualizar perfeitamente quem está do lado de fora, efeito oposto para o vigia”, diz o comandante.
A polícia também desaconselha a construção de muros de concretos – pois eles podem impedir a visão – e ainda a instalação de grades, que acabam servindo de escada para o invasor. “Também recomendamos – ao invés de janelas nas guaritas – a exemplo de condomínios mais antigos – a colocação de vidro fixo com interfone para evitar que a pessoa que está fora do residencial toque ou se aproxime do vigia”, adverte o coronel.
O QUE DIZ O ESPECIALISTA
Não há dúvida que a melhor proteção é a oferecida pela vigilância humana, equipada e treinada para situações de emergência. Entretanto, manter vigilantes 24 h x 7 dias requer investimento elevado. As opções passam a ser, portanto, relacionadas às muitas tecnologias de vigilância e segurança hoje disponíveis.
Há consenso entre os especialistas que se deve procurar instalar diversas medidas de segurança, ao invés de se investir em uma única. Exemplo: vidros blindados são, sem dúvida, excelentes; porém, os custos podem ser muito altos.
Por isso, os vidros da portaria, embora não blindados, precisam ser de comprovada qualidade. As câmeras devem ter o monitoramento efetuado pelo celular dos moradores, os sensores de presença acenderem luzes em diversos pontos, especialmente nas áreas sombreadas e, obrigatoriamente, nas garagens. Nas portas de acesso, porteiros eletrônicos com senha.
Considera-se importante a visibilidade sobre os jardins e as áreas comuns, pois a maior parte das pessoas que passam acudirá em caso de necessidade, ou, no mínimo, alertará o 190 se perceber algo estranho. Assim, tanto em condomínios quanto em casas, aconselha-se não haver muros que impossibilitem avistar-se o imóvel da rua, pois se um ladrão conseguir saltar o muro estará à vontade para agir.
A portaria social, na qual normalmente estão os sofás, as portas de elevadores e de acesso às escadas podem ter sua privacidade aumentada pelas películas que permitam avistar apenas de dentro para fora. As películas favorecem a segurança nas partes mais internas, e é um recurso barato que está sendo utilizado muito em empresas.