Como flexibilizar o uso da piscina sem comprometer a segurança
O verão chegou e a procura pela piscina só aumenta… Quando o assunto é a flexibilização desse espaço, lembre-se que cada Condomínio adota as medidas de reabertura conforme as suas características (tamanho da piscina, quantidade de funcionários e moradores, hábitos, etc) e também com base nas normas sanitárias locais. Nesse momento, os especialistas recomendam limitar o número de pessoas e horários, respeitando o distanciamento social e intensificando as medidas de higiene.
Profissionais da área da saúde explicam que as substâncias da água tratada costumam eliminar o vírus causador da Covid-19 ou deixá-lo em pequenas quantidades. No entanto, o meio mais fácil de transmissão é o respiratório, o que reforça a importância de conscientizar as pessoas para que não conversem próximas umas às outras e que usem a máscara sempre que não estiverem na água.
Para evitar aglomerações, vale limitar o número de pessoas que irá frequentar a área ao mesmo tempo. Muitos prédios adotam o sistema que permite uma família por vez. Faça agendamentos ou rodízios, estabeleçando também limites de horário. Condomínios gerenciados pela FONSI CONDOMÍNIOS contam com um Aplicativo que permite essas reservas de forma simples e rápida!
Lembre-se que antes de definir qualquer restrição ou abertura, é importante discutir as regras de uso com os moradores através de enquetes, questionários, etc. Então, de acordo com o que for apurado, espalhe comunicados e sinalizações que informem claramente as decisões tomadas.
Limpeza e Manutenção da Água
Quanto aos protocolos de limpeza, é interessante que o Condomínio disponibilize totens de álcool gel nas proximidades da piscina e que os usuários também evitem objetos compartilhados, como boias e bolas. Já cadeiras, mesas e corrimãos devem ser limpos com desinfetante, segundo a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp). A associação ainda explica que, diariamente, é necessário filtrar a água da piscina e remover as folhas que podem ter caído. O produto apropriado, hipoclorito de cálcio, deve ser adicionado todo dia que a piscina for utilizada. Já quando estiver fechada para uso, a manutenção com esse produto deve ser feita dois dias por semana.
Os níveis de cloro na água devem estar entre 1,0 e 3,0 ppm e o pH próximo a 7,2. É recomendado que o cloro seja jogado à noite mas, caso ocorra durante o dia, é melhor que seja de manhã. Em geral, quando há chuvas e temperaturas elevadas é necessário adicionar mais produto para evitar algas. Já nos dias frios, a quantidade de cloro necessária é menor.
O prédio pode contratar empresa especializada ou um funcionário específico para realização dessas tarefas. O zelador também pode exercer a função, desde que tenha treinamento para isso. Neste caso, o Condomínio precisa se atentar às normas trabalhistas no que diz respeito ao acúmulo de função.
Considerações Finais
Por fim, há prédios que estão readequando também a política de convidados. Uma piscina pequena que atende muitos moradores pode ser insuficiente para que visitantes a utilizem, por exemplo. Lembre-se que todas as decisões devem ser norteadas pela estrutura do Condomínio e, caso algum condômino não siga as regras e use a área comum inadequadamente, podem haver advertências e até mesmo multa.