Veja como transformar a sua gestão no condomínio e ganhar o reconhecimento dos moradores
Além de cumprir com as obrigações do dia a dia, existem outras ações e iniciativas que quando colocadas em prática têm o poder de causar um impacto altíssimo na popularidade do síndico e de sua gestão. Mostrar um bom trabalho é fundamental, inclusive, para mudar a ideia daqueles que fazem juízo negativo de você. Afinal, sempre tem quem torça contra, não é mesmo?
Vamos às dicas e como os síndicos podem trabalhar para colocá-las em prática o mais rápido possível:
1. Dedique-se a melhorar a aparência do halls, corredores, etc
Quanto mais bonito onde se vive, mais satisfeitos são os moradores. Em um condomínio, todos percorrem um certo caminho da portaria ou garagem até seus apartamentos ou casas. Portanto, trabalhar as informações visuais deste percurso pode impactar positivamente quem passa por lá. Afinal, quando tudo está organizado temos a sensação de que existem pessoas que prezam pelo nosso bem-estar e estão dispostas a cuidar de nós.
Por esse motivo, é importante que as áreas de uso comum estejam sempre limpas e em ordem. Decorá-las com flores, plantas ou outros objetos também torna o ambiente mais agradável.
2. Tenha ferramentas de comunicação acessíveis e rápidas
Outro ponto importantíssimo dentro de um condomínio é a comunicação, tanto interna quanto externa. Qualquer eventualidade deve ser comunicada e, se possível, com antecedência. Essa também é uma forma de mostrar o quanto a comodidade do condômino é uma prioridade para a administração.
Também há as situações imprevisíveis, como um portão ou elevador quebrado, por exemplo, que você só vai acabar descobrindo na hora. Por isso é importante ter recursos de comunicação instantânea. Assim, o morador não se surpreende ao sair de casa. Ferramentas como a emissão de comunicados, disponível no app/portal da FONSI, são grandes aliadas.
3. Registro fotográfico do condomínio
Uma das grandes dicas para síndicos é registrar o condomínio todo em fotos, logo no início da gestão. Guarde-as em um dispositivo ou até mesmo em um software em nuvem. Conforme a realização das obras, manutenções e melhorias, volte a fazer as fotos. Dessa forma, é possível ter um “antes e depois” do condomínio, que você poderá mostrar para os condôminos nas reuniões e assembleias, surpreendendo a todos. Os moradores perceberão que seu cuidado com o condomínio é dobrado.
4. Faça reuniões periódicas de atualização
A gestão de um síndico não é apenas dele, mas pode e deve ter a colaboaração de todos os moradores. Por isso, é importantíssimo que os vizinhos encontrem espaços onde também possam expressar suas opiniões e ter acesso às atualizações que aconteceram em um determinado período.
A reunião pode acontecer de forma mensal ou bimestral e tem caráter de troca de informações entre os envolvidos. Nela, o síndico pode apresentar todas as informações relevantes e também separar um tempo para sanar possíveis dúvidas e ouvir sugestões de melhoria.
5. Mostre que você trabalha com um plano de ações
Há quem pense que os síndicos podem ser preguiçosos ou que só agem quando acontece algum problema. Por isso, ter um plano de ação, ainda no início da gestão, mostra sua experiência, preparação, planejamento e visão de futuro.
Como dissemos anteriormente, os moradores precisam estar envolvidos nas ações. Com o plano diretor não é diferente, e a aprovação dos condôminos é primordial. Neste documento devem constar as necessidades do condomínio e seus níveis de urgência, para definir as prioridades de ação. Dessa forma, todos ficam cientes sobre sua forma de trabalho e podem monitorar os desdobramentos da gestão com mais criticidade.
6. Valorize os funcionários
Um condomínio também é feito pelos funcionários que trabalham nele, desde o porteiro até jardineiros e profissionais de limpeza. Por esse motivo, é importante dar aos colaboradores um bom ambiente de trabalho e todas as ferramentas que precisam para cumprir suas funções com excelência.
Lembre-se que trabalhadores felizes entregam resultados de qualidade. Preze por isso.
7. Ofereça serviços de conveniência
Oferecer facilidades no ambiente de convivência pode fazer a diferença. Minimercados 24h, por exemplo, podem ser uma “mão na roda” na hora do desespero! Outras opções são foodtrucks e comércios de carnes e massas. Ter esses serviços faz com que os condôminos se sintam exclusivos e valorizados.
8. Organize eventos de interação
A realização de eventos para os moradores podem gerar aproximação, conversas e até amizades. É, inclusive, uma forma de trazer lazer e entretenimento para um espaço mais privado, que também dá sensação de exclusividade.
No entanto, é preciso ficar atento, pois é uma atividade que depende de um envolvimento maior do síndico e da comunidade, além de investimento financeiro. Por isso, procure por alternativas que são viáveis e dão bons resultados. Datas comemorativas são uma boa pedida para os eventos, como festa junina e dia das crianças.
9. Cuide das áreas de lazer
Geralmente, reclamações a respeito do descuido com as áreas de lazer podem ser muito prejudiciais à gestão do síndico. Ainda que necessitem de um investimento alto e aprovação da administração, a revitalização dessas áreas encantam os moradores.
Além disso, obras como essas também implicam em valorização patrimonial. Ou seja, seu trabalho será reconhecido não apenas na parte interna, mas também fora do local onde mora. Espaços como piscinas, academia, playground e churrasqueiras entram nessa lista.
10. Coloque em prática projetos de segurança
Um dos maiores motivos para as pessoas escolherem morar em condomínio é a segurança de estar em um local fechado e monitorado. Pensando nisso, investir na segurança dos condôminos faz com que os olhares para sua valorização sobre o local sejam ainda maiores.
Este quesito pode ser aperfeiçoado com a implantação de equipamentos modernos e recursos de alta tecnologia em todos os ambientes.
Como colocar em prática todas as dicas?
Ser síndico não é uma tarefa fácil. Exige tempo, dedicação e preparo, além de muita paciência para lidar com a pressão e as reclamações dos condôminos. No entanto, é possível conquistar o merecido reconhecimento se o síndico não ficar preso às tarefas operacionais e participar mais do relacionamento.
A tecnologia é ótima aliada nessa hora. Um dos segredos de uma gestão condominial de sucesso é a inovação, buscar trazer novas ideias e se mostrar atento às demandas dos condôminos. A FONSI pode lhe ajudar muito nisso! Possuímos um Portal/App para que nossos clientes administrem o dia a dia do condomínio de forma muito prática. Ele permite que o síndico tenha total controle financeiro e os condôminos acompanhem tudo da palma da mão. Assim, sobra mais tempo para o síndico cuidar do relacionamento com as pessoas, principalmente quando é preciso controlar gastos e reduzir custos.