A falta de preparo dos porteiros representa um grande risco aos moradores
Mais uma ocorrência em condomínio neste mês de outubro, onde os ladrões se aproveitaram de falhas dos funcionários de portaria para invadir o prédio e promover arrastão em um condomínio na região central da capital.
A matéria foi veiculada da seguinte forma: Um porteiro de 50 anos, que pediu para não ser identificado, contou que um dos criminosos se aproximou da entrada do edifício da Alameda Campinas, com roupa semelhante à de porteiro e disse que faria o teste para a vaga. Assim que conseguiu entrar, deu passagem aos outros bandidos, que entraram em um Gol e um Siena. Muitos usavam capuzes. O assalto foi por volta de 6h30 e durou até umas 8h. O funcionário do prédio disse que as 15 câmeras do circuito interno de TV não estavam funcionando. O equipamento, segundo as vítimas, fica em pontos estratégicos e poderia ajudar a polícia na investigação.
Ao observar o assalto ocorrido no condomínio citado acima foi constatado que, na grande maioria das vezes, a entrada se dá pela portaria principal do prédio, onde os porteiros, por desatenção ou mesmo inexperiência, foram enganados pelos meliantes e o outro tanto se deu pelo descuido das pessoas em não fiscalizar o funcionamento dos equipamentos eletrônicos.
Como podemos observar, mais uma vez, a utilização do CFTV é de suma importância, pois por meio deste é que se pode prevenir e até inibir atos de vandalismo ou qualquer outro delito que possa ocorrer no interior das edificações.
Todos estes problemas estão intimamente relacionados com a falta de treinamento destes profissionais, visto que muitos síndicos acham desnecessário gastar com cursos específicos, buscando uma especialização. Ledo engano, pois onde existem pessoas prestando serviços para outras, a única forma de se modificar comportamentos distorcidos é através de um bom treinamento, que deixa de ser um gasto para ser um excelente investimento, visto que o retorno vem através de uma maior qualidade na mão-de-obra de portaria, acarretando, com isto um nível satisfatório de segurança para todos condôminos.
Fonte: Sindiconews
———————————————————
FONSI: UMA ADMINISTRADORA PREOCUPADA COM A SEGURANÇA DE SEUS CLIENTES
Pensando nisso, a Fonsi Administradora tem procurado participar regularmente dos cursos de Segurança Predial promovidos a cada 03 meses pelo Secovi-SP, oferecendo aos seus condomínios o subsídio de parte do custo desse investimento, para que a segurança e a qualidade de vida de seus clientes seja preservada o máximo possível, reduzindo a zero a ocorrência de casos semelhantes ao citado acima nos condomínios de sua carteira.
Se você já é cliente, consulte o gerente de relacionamento do seu condomínio para saber as condições e datas de realização desses cursos. Caso ainda não seja nosso cliente, solicite uma proposta de trabalho englobando esse item de serviço, e passe a contar com mais segurança e tranquilidade no seu condomínio.