Conheça os diferentes tipos de Retrofit e suas vantagens para os condomínios
Retrofit em condomínios é um termo utilizado, principalmente em engenharia, para designar o processo de modernização de algum equipamento já considerado ultrapassado ou fora de norma. Consiste na adaptação tecnológica das instalações elétricas, hidráulicas e dos principais equipamentos instalados nas áreas comuns dos edifícios, como elevadores, sistemas de iluminação e mobiliários, dentre outros.
Fique atento
No entanto, os síndicos e condôminos devem ter cuidado ao escolher o tipo de trabalho de retrofit que será realizado no prédio. Além de exigir a habilitação técnica do profissional que fará a modernização, é necessário ouvir a opinião de mais de um especialista, a fim de decidir pelo retrofit mais adequado e acompanhar o andamento da reforma.
Tipos de Retrofit
- Retrofit elétrico e eletrônico
Envolve a atualização de sistemas elétricos, iluminação, cabeamentos, redes de computador, internet…
- Retrofit de Acessibilidade
Envolve a implementação, atualização e/ou adaptação de recursos de acessibilidade; como a inclusão de rampas de acesso e apoios para a movimentação e estabilidade dos usuários, entre outros.
- Retrofit de Segurança
Envolve a atualização de sistemas de incêndio, alarmes, câmeras de segurança, proteção elétrica, etc.
- Retrofit Térmico
Envolve a implementação e/ou atualização de sistemas de ventilação, ar condicionado, materiais térmicos, entre outros.
- Retrofit Acústico
Envolve a implementação e/ou atualização de portas, janelas, pisos, paredes e forros acústicos, entre outros componentes.
- Retrofit Sustentável
Envolve a implementação de soluções sustentáveis como, reaproveitamento de água da chuva, uso de materiais ecologicamente corretos, aplicação do sistema de iluminação LED, entre outros.
Vantagens
- Mais economia e menos impacto ambiental
A manutenção das instalações costumam gerar altos custos, além de recursos de água e luz. O retrofit em condomínios por sua vez, pode automatizar esse processo e trabalhar com novas tecnologias e soluções que diminuem gastos de energia em grandes reformas, como instalação de banheiros e lavabos sem necessitar quebrar o piso e mexer na encanação, por exemplo.
- Valorização
Em busca da valorização do patrimônio, os síndicos e condôminos vêm optando por essa prática que pode transformar um prédio antigo, já deteriorado, em um edifício revitalizado e com aspecto novo. Assim, atualizar as construções para aumentar a vida útil do imóvel, através da incorporação de materiais de qualidade avançada, é fundamental para reconquistar a valorização das unidades.