Confira os cuidados essenciais para realizar a pintura no condomínio sem dor de cabeça
Se você é síndico já deve saber que existem alguns cuidados a serem tomados na hora de realizar a pintura predial. Trata-se de um processo que envolve grande mobilização, mesmo em prédios menores. Afinal, o investimento financeiro e o tempo utilizado precisam valer a pena para que não haja necessidade de refazer o serviço no curto prazo.
Escolhendo a cor
Por mais que pareça um mero detalhe, é preciso saber que há condomínios que não permitem alteração na cor original da fachada, sendo preciso uma assembleia para aprovar a mudança.
Uma vez aprovada, na hora da escolha da cor leve em conta a estética e, também, a durabilidade. Certifique-se que a cor de preferência da maioria esteja presente nos catálogos atualizados do fornecedor de tinta que você pretende contratar. Isso evita o vai e vem de votações e decisões. Tome o cuidado, também, de pedir uma simulação digital antes da aplicação da pintura predial. Aliada ao teste prático na superfície, eles garantem que o prédio realmente fique na cor que estão imaginando.
Prefira as melhores tintas
As tintas mais recomendadas para a pintura predial são as chamadas premium. Elas oferecem maior resistência e, portanto, mais durabilidade, além de proteger a edificação das intempéries, como chuvas, umidade do ar, ventos fortes, etc. Dificilmente este tipo de tinta apresenta divergências de lotes. Porém, se isso ocorrer, o fabricante deve ser acionado para custear a perda de material e a mão de obra necessária para repetição da pintura.
Tenha ajuda!
Às vezes o profissional responsável pela pintura predial tem a tentação de decidir sozinho pela cor e pela qualidade das tintas, mas este é um grande erro. Conte com o auxílio de um comitê específico para apontar possíveis combinações de tonalidades, além de trocar experiências obtidas em obras similares, quanto a acabamentos, por exemplo. Reúna neste grupo os prestadores dos serviços, um ou mais moradores, um conselheiro e o síndico. Assim, as decisões serão conjuntas sobre quais as cores mais têm potencial para camuflar melhor as sujeiras e manchas.
Contrate uma empresa séria e conceituada
Todo cuidado é pouco na hora de decidir quem vai fazer a pintura predial. Para o trabalho sair bem feito a um preço justo, é crucial que o síndico escolha uma empresa qualificada e com os profissionais devidamente treinados.
Sempre levante três ou quatro empresas que realizam este tipo de obra na sua região. Ao fazer contato, já passe as especificações técnicas do empreendimento para realização de orçamento. Assim, você pode comparar preços versus escopo de trabalho. Não se esqueça de se certificar se a empresa é registrada nos órgãos responsáveis.
Segurança em primeiro lugar
A pintura predial exige diversos funcionários habilitados, e a total segurança deles deve ser prioridade na decisão de quem contratar. Todos os funcionários foram capacitados para a função? Receberam treinamento de segurança? Eles estarão fazendo trabalho em altura, o que por si só já oferece risco à atividade.
Todos eles devem seguir a legislação ao que se refere ao uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Veja, ainda, se as demais condições de segurança serão seguidas à risca pelo prestador do serviço. Se todos esses aspectos forem respeitados, a pintura predial seguirá sem acidentes de percurso!
Infiltrações atrapalhando a pintura?
Vale lembrar que muitos condomínios ou outros tipos de empreendimento que estão buscando pintura predial, também já apresentam problemas de infiltração em lajes, terraços, piscinas ou reservatórios. Nesses casos, procure uma empresa especializada para solucionar o problema. De nada adianta realizar a pintura se houver um ou mais vazamentos causando infiltração. Você corre o risco de somente postergar um serviço de impermeabilização perfeito.