Conheça 5 dicas simples que ajudam o síndico a resolver os conflitos entre os moradores
Fazer a gestão de relacionamento dos condôminos deve ser uma das tarefas mais difíceis de um síndico. Isso porque em todo condomínio existem diferentes pessoas, com diferentes personalidades e que acabam tendo divergências. Trabalhar como mediador de conflitos faz parte do trabalho do síndico e as pessoas esperam isso de quem esteja no cargo. Portanto, é preciso estar sempre atento aos problemas e pronto para resolvê-los.
Então, se você é síndico, antes de tudo procure sempre ter paciência! Depois, coloque em prática as cinco dicas a seguir.
1.COMBATA A INADIMPLÊNCIA
Desde 2003, quando entrou em vigor o novo Código Civil, todos os síndicos perderam uma de suas mais importantes armas no combate a inadimplência, o teto das multas de quem não paga o condomínio. Até aquela época os números eram de até 20% os valores do condomínio, algo que pressionava, e muito, os moradores. No entanto, com a mudança, os valores diminuíram drasticamente e hoje essa taxa é de apenas 2%. Isso fez com que as pessoas criassem uma falta de preocupação na hora de pagar o condomínio. Por isso, a classe de inadimplentes condominiais cresceu muito.
Isso começou a gerar muitos conflitos entre condôminos que pagam as contas e os que não. E no final sobrou para quem resolver? Exatamente, o síndico. No entanto, muitos não sabem quais atitudes tomar referente a essa situação.
A dica máxima é: tome as rédeas da situação. Mesmo com as mudanças, a administração ainda pode protestar as contas em cartório e incluir o nome dos inadimplentes em listas sujas dos serviços de análise ao crédito (SPC e Serasa). Então, aborde o morador que não tem quitado as despesas e converse com ele sobre o assunto. Não exponha ele aos demais moradores! Tente entender o lado dele e faça ele entender o seu.
2. SOLUCIONE OS PROBLEMAS QUE ENVOLVEM AS CRIANÇAS
Muitas discussões ocorrem por conta das crianças não terem onde brincar no condomínio, fazendo barulho e bagunça em locais inapropriados. Uma saída é a criação de uma área de lazer para este fim específico. Isso melhora a relação com os pais das crianças, que se sentem mais seguros por seus filhos estarem próximos.
É possível, ainda, recorrer a criatividade. Encontre salas que estão sem uso e equipe as mesmas com jogos e até um home theater para exibir filmes. Além disso, algo que é muito feito em hotéis e que pode ser usado nessas situações é a criação de um cronograma de atividades, no qual são planejadas as brincadeiras, seus horários e os locais que elas acontecerão.
3. EVITE CRIAR AMIZADE COM OS CONDÔMINOS
A imparcialidade é fundamental para que as situações sejam resolvidas. A tendência é que você não tenha o mesmo discernimento das situações quando está mais próximo de alguém, além de não ter uma visão geral dos dois lados.
Por isso, é importante que você mantenha uma certa distância dos condôminos. Vá as reuniões, converse fora delas, mas apenas sobre assuntos relacionados ao condomínio. Outros temas não devem ser abordados nem dentro e nem fora do ambiente de trabalho. No entanto, não faça isso de uma forma grossa ou seca. Isso pode causar um problema pessoal com alguns dos moradores. Então, mantenha a educação e o bom humor, mas sempre com um certo cuidado.
4. REGRAS CLARAS PARA OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
Um dos principais, se não o principal motivo das reclamações são os animais de estimação. Atualmente, a dinâmica nos condomínios é totalmente diferente e muitos já aceitam os pets. Portanto, é preciso se adaptar. A dica para lidar com os animais de estimação é estar extremamente preparado para qualquer coisa e ter tudo por escrito, ou seja, regras para todas as situações possíveis.
- Os animais têm acesso a garagem?
- Eles só podem entrar e sair pela porta de pedestres?
- O que deve ser feito para evitar deixar os animais sozinhos?
Além dessas, outras inúmeras perguntas devem ser feitas. Por isso, sente e converse com todos os moradores e saiba a partir deles quais são os principais problemas. Além disso, peça para eles opções para resolver as situações. É preciso manter esse canal aberto com todos os condôminos para que eles se sintam ouvidos e parte da administração.
5. BARULHO
O barulho costuma ser um grande problema entre os vizinhos. Por isso é preciso tomar o maior cuidado possível na hora de tratar sobre esse assunto. Assim como com os animais de estimação, é preciso ter todas as regras bem claras. Estabeleça regras para tudo e todos. Pergunte aos condôminos tudo o que incomoda em relação ao barulho dos vizinhos. Assim, será possível traçar uma estratégia para cada problema.
Depois disso, você precisará separar um tempo e pensar em maneiras de resolver cada incômodo de uma forma que seja agradável para todo mundo. Então será necessário sentar com os moradores e entender o que eles acham das soluções propostas. A partir dessa reunião será possível encontrar um meio termo ideal.
Sempre esteja preparado para todos os problemas
Seja inadimplência, cachorros, crianças, discussões ou barulho, você precisa se preparar. Essas não são as únicas dificuldades que você encontrará na sua administração. Por isso, esteja preparado para todas as outras dificuldades e problemas que podem surgir.
Pessoas podem ser complicadas, implicando com o que há de mais simples. E você precisará saber como lidar com todas as peculiaridades, com um sorriso no rosto. Portanto, nunca se contente com o conhecimento que você já possui, ainda mais quando o assunto é gestão de relacionamento entre condôminos.