IBGE e Associações de Administradoras do Rio e de São Paulo alertam Condomínios
O Censo Demográfico 2022, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), vai começar em 1º de agosto para apuração de informações nos domicílios e a coluna traz um alerta da Abadi (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis), da AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo) e do próprio instituto sobre os registros de falsos recenseadores.
COMO PROTEGER O CONDOMÍNIO?
Fraudes e falsos profissionais colocam em risco a segurança do condomínio, de seus moradores e funcionários. Por isso, é fundamental que haja um cuidado redobrado na hora de receber a visita de um recenseador do IBGE.
O Instituto fornece as seguintes orientações:
- O síndico, o porteiro ou o morador de qualquer tipo de domicílio deve solicitar ao recenseador o número do RG, CPF ou matrícula dele no instituto. De posse desses dados, acessar o site respondendo.ibge.gov.br/ e clicar em “Verifique a identidade do entrevistador”. Neste local, é necessário digitar o número do RG, CPF ou matrícula do profissional do IBGE;
- Atente-se se o crachá do agente está exposto no colete, na parte frontal, à esquerda. A matrícula deverá estar visível no documento;
- Outra opção para confirmar a vericidade da visita é ligar, gratuitamente, para o telefone: 0800 721 8181. No menu, logo como primeira mensagem, você ouvirá: “para confirmar a identidade do recenseador, digite 1”. Ao digitar 1, você será atendido por um agente do call center. Na sequência, basta informar a ele o número do RG, CPF ou matrícula do recenseador. O agente telefônico fará a consulta, confirmando ou não a autenticidade da identidade;
- Ainda de acordo com o instituto, esse é um serviço permanente do IBGE para qualquer cidadão que seja procurado para responder a uma pesquisa do órgão e que queira se certificar de que aquela pessoa é mesmo um funcionário do IBGE.
“Além de seguir os protocolos fundamentais de proteção sanitária, o IBGE também trabalha com essa preocupação de segurança pessoal ou residencial. Nesse sentido, basta o síndico, o porteiro ou o morador entrar em contato com os nossos canais de atendimento, que estarão oferecendo as informações necessárias sobre o recenseador que se apresentar no condomínio”, explica o coordenador operacional do Censo.
Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis
A AABIC já está trabalhando com o IBGE para organizar todo o processo operacional obrigatório de abordagem nos condomínios. A entidade promoveu, no dia 14 de julho, na sede da associação, um encontro entre os representantes do IBGE e os colaboradores das administradoras para orientações sobre o Censo, criando rotinas que possam preservar a segurança de cada condomínio. Haverá também um material especial de orientação para as unidades condominiais, para auxiliar as administradoras e síndicos sobre o tema com mais segurança.
2 Comentários. Deixe novo
Essa matéria vale tbm para quem não mora em condomínio que aliás tem o risco muito maior!!
Muito bom