Dicas de como melhorar a saúde financeira do condomínio
A gestão de um condomínio se assemelha a de uma empresa. Em ambas existem funcionários, contas a pagar e a receber, movimentação de caixa… Também como na gestão empresarial, a gestão financeira do condomínio requer boas práticas por parte do administrador. Trabalhar diariamente para medir resultados, mensurar problemas, evitar falhas e corrigir os erros são estratégias fundamentais para o síndico que deseja ter bons resultados.
Melhorar a gestão financeira do condomínio requer conhecimentos técnicos, práticas diárias e muita vontade, tudo com apenas um único objetivo: garantir conforto, segurança e bem-estar a todos os moradores. No entanto, há um custo que precisa ser bem administrado. Apostar na transparência e na organização são estratégias que irão facilitar o mandato do síndico. Leia a seguir algumas dicas de gestão financeira:
1- Verifique os registros da gestão anterior
Se você acaba de assumir um novo mandato e não fazia parte do conselho fiscal, ou não tinha nenhuma atribuição com a chapa anterior, o primeiro passo é analisar os registros passados. Fazer uma inspeção cuidadosa em pagamentos, movimentações financeiras e balancetes auxiliam muito nesse início de mandato:
– Fique atento para a existência de pagamentos pendentes;
– Observe os valores e veja se estão corretos;
– Verifique se estão registrados;
– Veja, principalmente, se o valor depositado em conta corresponde ao balancete apresentado.
Certifique-se de que está tudo resolvido e que não exista nenhuma pendência deixada para trás passível de ser cobrada na atual gestão.
2- Seja transparente
Deixe claro para o Conselho Fiscal e para os moradores todos os processos relativos à compra, pagamento e recebimento do condomínio. Mantenha um registro completo de tudo que entrou e saiu mensalmente do caixa. A transparência nas decisões e nas apresentações dos relatórios financeiros garante uma gestão saudável ao longo do seu mandato.
3- Use a tecnologia a seu favor
Atualmente existem softwares especializados em organizar o processo financeiro do condomínio. É válido que você leve em consideração a adoção desses programas, uma vez que a gestão está cada vez mais integrada. Criação e acompanhamento do fluxo de caixa, visualização de balancetes, criação e projeção financeira ajudam a embasar tomadas de decisões.
4- Mantenha um fundo de reserva
Mesmo com um bom planejamento, imprevistos acontecem. Por isso, é recomendado manter um fundo de reserva para situações emergenciais. Assim como em outros processos dentro do condomínio, é necessário que ocorra uma consulta prévia antes do fundo ser utilizado. Prestar contas sobre a utilização dessa reserva é obrigatório. Não se esqueça de criar uma conta bancária separada das demais para esse tipo de poupança. Tudo isso ajuda na transparência da sua gestão!