Aproximar-se do devedor, muitas vezes pode gerar grandes resultados
Com a realização de “Plantões de Cobrança”, a FONSI tem obtido excelentes resultados na redução da inadimplência dos grandes conjuntos residenciais de sua carteira de administração.
Solucionar as dívidas da taxa condominial de forma amigável, num momento em que o mercado imobiliário chega até a permitir que a dívida de condomínio seja protestada em cartório, é um gande desafio para os síndicos.
A FONSI CONDOMÍNIOS, com a sua grande experiência na área de administração de condomínios, vem adotando formas alternativas para resolver esse problema. Uma das soluções implementadas pela empresa em alguns dos condomínios que administra é o chamado Plantão de Cobranças, no qual os inadimplentes se reúnem espontaneamente no salão do edifício, juntamente com representantes da administradora e dirigentes do condomínio, para negociação das dívidas.
Segundo o Diretor de Condomínios da administradora, Carlos Alberto Fonsi, o aproveitamento nesses plantões chega a solucionar cerca de 50% dos casos, ou seja, metade dos devedores deixam o plantão com uma forma definida de acerto das dívidas junto ao condomínio. Como se trata de uma iniciativa espontânea, as pessoas participam do plantão propensas a negociar e a resolver o problema, sendo uma ótima forma de recebimento para os condomínios, afirma o diretor.
Ressalta-se, contudo, que essa estratégia tem se mostrado uma boa solução apenas em empreendimentos muito populosos, com grande número de unidades e taxa condominial de até R$ 500,00. Normalmente as dívidas nesses condomínios não atingem valores exorbitantes e, por isso, fica mais fácil a negociação.
Para o diretor da FONSI, o Plantão de Cobranças é uma ferramenta que vem contribuindo com o baixo índice de inadimplência condominial da sua administradora, que atualmente está em torno de 5%, bem abaixo da média de 10% do mercado, conforme dados divulgados pelo Secovi.