Veja como garantir a limpeza e higienização correta das áreas comuns durante o período de férias
Na época de fim de ano os condomínios se preparam para as festas, as férias escolares e o aumento do uso dos espaços de lazer por parte dos moradores e visitantes. A maior quantidade de pessoas circulando nas áreas comuns – especialmente crianças e adolescentes – exige, portanto, um planejamento da administração para manter a organização e a limpeza dos espaços.
Para que os adultos aproveitem o conforto dos ambientes coletivos e os pequenos se divirtam nas quadras esportivas, parquinhos e piscinas, todos os espaços de uso comum devem ser limpos com a frequência e os produtos adequados. Portas, maçanetas, botões nos elevadores, corrimão, churrasqueiras e pias, cadeiras e mesas, televisores e controle remoto, piso do salão de festas, banheiros, brinquedos do parquinho – tudo deve ser higienizado com produtos adequados para evitar contaminações.
Terceirização de Serviços
As contratações do segmento de facilities (limpeza, copa, segurança, jardinagem, recepção e portaria) têm crescido muito no país. Dentre os benefícios que os condomínios têm ao optar pela terceirização nos serviços de limpeza e conservação, estão: redução de custos, queda na burocracia, mão de obra qualificada, flexibilidade nas rotinas e eficiência operacional.
Para quem conhece as dificuldades de fazer a gestão de pessoas, a terceirização é uma ótima alternativa. Todo o gerenciamento de horário, escalas, faltas, férias, licenças, atestados, afastamentos, seleção, contratação e treinamento dos trabalhadores é feito pela prestadora do serviço, o que traz comodidade e segurança ao contratante. Mas atenção na escolha do prestador do serviço! O contratante deve sempre fiscalizar a terceirizada quanto ao pagamento correto dos encargos trabalhistas e previdenciários.
- Conheça a FONSI PREDIAL SERVICE: empresa do Grupo Fonsi voltada à prestação de serviços de mão de obra terceirizada para condomínios.
Condomínios Vazios
Outro ponto a destacar é que em muitos condomínios acontece o contrário: o esvaziamento durante as férias. Isso é bem comum, já que muitas famílias viajam para o litoral, interior e o campo. Neste caso, os condomínios não precisam intensificar a limpeza, mas podem aproveitar para realizar manutenções ou dar férias estratégicas para alguns funcionários. O trabalho da equipe de limpeza e conservação deve fazer parte de um plano traçado em conjunto entre o síndico e a administradora de condomínios, baseado sempre na realidade e na rotina do condomínio.