Saiba se o seu condomínio está preparado para receber as festas da época
Quando chega o final do ano, as pessoas entram em clima de festa e a prioridade é celebrar com amigos e família. Nos condomínios não é diferente. É natural que os moradores queiram realizar suas festas de natal e ano novo nas áreas comuns do edifício, como churrasqueiras e salões de festas. O problema é que, nesta época do ano, a concorrência por esses espaços aumenta e a maioria dos condôminos estão interessados pelos mesmos locais, nas mesmas datas. Dessa forma, é preciso que a gestão saiba como organizar as festas da melhor forma possível, a fim de evitar desentendimentos e constrangimentos entre os condôminos.
Como evitar problemas?
- O Uso das Áreas Comuns
O uso das áreas comuns é um direito de todos os condôminos, o que torna a situação delicada. Como solução, alguns condomínios utilizam o método de reservas, enquanto outros optam pela realização de um sorteio. Se o ambiente for muito grande, verifique se é viável dividir o espaço.
Outro método que tem sido bastante utilizado por condomínios de médio e alto padrão, é a realização de um evento dentro do próprio espaço do condomínio, destinado aos moradores que tiverem interesse na confraternização em grupo. Além de se evitar maiores conflitos quanto aos agendamentos múltiplos no mesmo dia e horário, uma festa desse tipo contribui para a aproximação de vizinhos e moradores que participam da vida comunitária do local.
Indendente da opção escolhida, pelo menos dois meses antes da temporada de festas cole cartazes e avise os moradores sobre a condição determinada pelo condomínio. Assim a administração evita que os moradores sejam pegos de surpresa por não saberem da decisão tomada.
- O Barulho
Por mais que esses dias sejam marcados por festas e barulhos de fogos de artifício, alguns moradores podem ter optado por permanecer em casa e, certamente, não desejam ouvir certo barulhos que podem atrapalhar o seu sono. Por isso, é importante reforçar que a lei de silêncio prevalece e, depois das 22h, o barulho deve acabar ou no mínimo diminuir. Entretanto, é preciso compreender que é quase impossível o barulho cessar.
Conversas em tom alto, circulação de pessoas e cadeiras sendo arrastadas, são apenas alguns exemplos dos ruídos inevitáveis em uma festa. Sendo assim, é válido que o síndico promova uma reunião avisando os moradores sobre tais condições, a fim de evitar conflitos desnecessários entre os condôminos.
- Segurança
Quanto maior a festa, maior será a circulação de visitas e pessoas estranhas no condomínio. Consequentemente, é de extrema importância reforçar a segurança no local, realizando treinamentos com os porteiros e zelador. Para facilitar, peça que os moradores deixem uma lista de convidados na portaria. Isso auxilia a identificação das pessoas de uma forma organizada. No caso de festas realizadas dentro do apartamento, a única alternativa é a autorização da entrada de cada um dos convidados pelo interfone.
É importante que o condomínio antecipe e organize essa época do ano com cautela, minimizando as chances de acontecerem problemas ou imprevistos. Por fim, tenha todas essas informações em mente e jamais deixe de conversar com os moradores sobre as ideias decididas. Assim, nenhum condômino fica de fora!