Saiba como evitar a proliferação de insetos e outros animais
Ser síndico de um condomínio significa, além de ter processos rotineiros, pensar em melhorias para os moradores. Antes das pragas se tornarem um problema para todos, é possível eliminar indícios que facilitam um ambiente propício para a sua procriação. Você está com problemas assim ou já passou por uma situação dessas? Reunimos sugestões sobre o assunto abaixo!
RATOS E RATAZANAS
Se você notar a presença deles no condomínio, certamente é em função de comida fácil e à disposição deles. Como não fazem toca dentro das casas, acabam voltando apenas porque encontraram alimentos nos apartamentos. E se forem se instalar no local, procuram entulhos e lixo acumulado.
Como administrador do prédio, a sugestão é avaliar possíveis perfis de condôminos para dar orientações com a finalidade de evitar a proliferação. No dia a dia, cuide a organização do lixo. Não deixe sacolas plásticas no chão, pois os ratos procuram comida e podem rasgar facilmente. Se os vizinhos costumam deixar ração exposta para animais de rua, lembre-se que isso também acaba atraindo ratos. Tenha o controle de dedetização de pragas também (vamos falar sobre isso logo mais).
POMBOS
Também são pragas! Além do barulho e da sujeira, podem transmitir doenças pelas fezes (toxoplasmose é um dos exemplos). O lugar mais comum deles realizarem ninhos é no telhado. Por isso, faça constantemente vistoria nessa parte do prédio. Uma das formas de evitar o aumento da população é pedir para que os vizinhos não deem alimentos para os pombos. Eles também são atraídos por rações de animais!
Se esse problema já existe no seu condomínio, lembre-se que o acúmulo de fezes pode trazer sérios problemas para os seres humanos. Todo cuidado é pouco na hora de limpar!
FORMIGAS
Incomodam tanto quanto as outras pragas, mas são quase imperceptíveis no tamanho. Inicia em um apartamento isolado, mas toma grandes proporções – principalmente no verão e quando já estão em bando.
Você pode fazer um comunicado aos moradores orientando para que eles tenham mais cuidado com a limpeza de farelos e restos de comida antes da estação iniciar. Oriente também quanto ao lixo, para que eles não deixem acumular. Se mesmo assim elas forem vistas, os moradores podem identificar o percurso das formigas e tapar fendas e orifícios para evitar a proliferação.
BARATAS
Se todos seguirem boas práticas para o controle dos animais acima, provavelmente as temidas baratas não aparecerão. Elas gostam de locais escuros, úmidos e quentes. Os preferidos da casa são a cozinha e a sala.
Mas não se engane: se ao lado do seu prédio tiver um terreno baldio, provavelmente elas se instalarão lá e farão uma visita para vocês. O contato pode ser feito com a Vigilância Sanitária em casos extremos. A medida interna para evitar as baratas é sempre cuidar a caixa de gordura, local escolhido para reprodução.
PREVENÇÃO DE PRAGAS
Dedetizar também é sinônimo de prevenção, principalmente em grandes empreendimentos. Contratar um pacote anual pode ser muito mais em conta do que agir em casos extremos de forma avulsa. Mas sempre peça uma avaliação da situação à prestadora. É responsabilidade do síndico orientar os moradores em relação ao processo (cuidados), mas também quanto à manutenção. Além de cuidar das pragas, também é necessário fazer limpeza da caixa da água com periodicidade.