O passo a passo para implementar no seu Condomínio
A coleta seletiva em condomínios consiste na coleta dos resíduos após separação prévia pelos moradores dos apartamentos, que devem selecionar o tipo de lixo: reciclável (metais, papel, papelão, plástico, caixas de leite) ou orgânico (não reciclável). Ela pode ocorrer por coleta porta a porta (serviço público ou privado) ou por ponto de entrega voluntária (PEVs).
Apesar dos conceitos de reciclagem e coleta seletiva não serem novidade para boa parte da população, eles ainda encontram dificuldade para se estabelecerem na prática. Mesmo que muita gente não tenha o hábito de separar os diferentes tipos de lixo em suas próprias residências, muitos já usam o serviço em praças de alimentação e em alguns prédios comerciais, mas a separação dos materiais é feita por meio de lixeiras diferenciadas por cor, que indicam quais os materiais recicláveis devem ser separados do lixo comum na hora do descarte.
Alguns prédios residenciais já tornaram a coleta seletiva como padrão, mas muitos condomínios ainda buscam colocar em prática esse sistema e encontram dificuldades para saber como e onde começar.
Para ajudar a resolver isso, disponibilizamos abaixo um guia básico sobre como iniciar a coleta seletiva em condomínios:
ESPAÇO E CONSCIENTIZAÇÃO
Antes de tudo, é necessário lembrar que só se pode implantar a reciclagem caso haja espaço e condições adequadas. Definir quais materiais serão coletados e orientar os funcionários a não misturar os sacos de diferentes tipos de resíduos são as primeiras medidas. Em seguida, os moradores e funcionários devem ser conscientizados da importância do descarte correto, pois algumas pessoas têm pouco interesse ou nenhuma informação sobre o assunto.
Durante todo o processo é importante manter os moradores informados sobre os passos que estão sendo realizados, as mudanças que serão efetuadas, os resultados do projeto e sua manutenção.
Para a continuidade do projeto, é importante que os condôminos percebam os resultados e se sintam incentivados a realizarem a coleta seletiva. Por isso, é ideal fornecer dados de monitoramento por meio do contato de destinação dos materiais e análise de quantidade e qualidade de materiais recicláveis gerados pelo condomínio.
1. Local de armazenamento:
Verificar a quantidade de materiais gerados por seu condomínio é uma parte essencial para o planejamento. Após essa avaliação e a escolha do espaço para armazenamento e fluxo de descarte pelos moradores, será preciso definir quantos coletores serão colocados e quais serão os modelo, realizar orçamentos para a compra ou pensar em realocar coletores que o condomínio já possui. É necessário que o ambiente esteja sempre limpo e fechado para evitar o mau cheiro e a entrada de ratos, baratas, mosquitos e outros animais que possam contribuir para o surgimento de doenças. Uma solução usada por alguns prédios é o uso de contêineres de plástico, equipamento mais fácil de gerir. A norma dos bombeiros proíbe a disposição de qualquer objeto na passagem das escadas. Desse modo, coletores no hall de serviço de cada andar são inadequados. O mais indicado para a adequada disposição da coleta seletiva é colocar os contêineres próximos aos elevadores de serviço, ou realocá-los para o subsolo e nas proximidades da garagem.
2. Cuidado com papéis e plásticos
É preciso tomar muito cuidado com papéis e plásticos, pois são materiais de alta combustão e que podem causar incêndios. Por conta disso, as seguradoras devem ser avisadas para que haja ressarcimento compatível com o acidente ocorrido. Se não houver o contato, a empresa seguradora pode alegar omissão por parte do condomínio, gerando mais problemas para todos os envolvidos.
3. Treinamento para os responsáveis
Outra importante questão é sobre o responsável por manipular os materiais. Os profissionais de limpeza devem receber treinamento, usar os equipamentos adequados, receber pagamento por insalubridade e outras medidas para evitar ferimentos e ocorrências mais graves.
QUEM SE RESPONSABILIZA PELA COLETA?
Após o cuidado com esses três pontos, a implantação da coleta pode ser iniciada quando for definido quem será o responsável por retirar periodicamente os materiais do condomínio. É necessário definir a frequência, dias da semana e horários para não acumular materiais no condomínio além da capacidade de armazenamento.
Se seu condomínio não é contemplado pela coleta seletiva da prefeitura ou esta coleta não é suficiente, uma opção é contratar uma empresa de coleta ou buscar parceria com cooperativas para retirada do material. Dependendo da quantidade de material oferecido, cooperativas podem se interessar pela coleta.
Outra saída é levar os resíduos para os Postos de Entrega Voluntária (PEVs) que variam de tamanho e pode aceitar diversos itens. Os postos de coleta e as cooperativas estão presentes em nossa seção Postos de Reciclagem, onde você encontra endereços e contatos dos locais mais próximos de sua casa.
PARTICIPAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO NA COLETA
Em muitas cidades do país as prefeituras municipais, por meio de órgãos competentes, possuem serviço de coleta seletiva que atendem prédios e casas dos moradores após efetuação de contato e de requerimento.
OUTROS ITENS NÃO INCLUÍDOS NA COLETA
Além dos resíduos que semanalmente são descartados pelos moradores de um condomínio, existem aqueles que em algum momento não têm mais uso e precisam de um fim que não seja a calçada da rua. Para descobrir o que fazer com eles, coisas como bicicletas, colchões ou móveis, nossa seção Postos de Reciclagem também te auxilia para encontrar quais são esses locais. Outros resíduos especiais, como lâmpadas, pilhas e baterias, óleo, medicamentos e eletrônicos também necessitam de uma destinação correta.
EMPRESAS ESPECIALIZADAS EM COLETA
Para facilitar a implantação de uma gestão consciente de resíduos, existem empresas especializadas que oferecem um planejamento específico para seu condomínio, o que poderá viabilizar a coleta seletiva em seu prédio. A relação custo/benefício acaba compensando, considerando o aumento da eficiência do processo, para além de outros benefícios.
Em São Paulo, uma empresa que atua no segmento de coleta seletiva é o Instituto Muda. Desde 2007, eles realizam o diagnóstico e o projeto para adequar a infraestrutura necessária para acondicionamento dos recicláveis. A implantação inclui palestras e treinamentos, coleta dos materiais recicláveis, relatório mensal de resíduos, além de certificado de destinação correta.
RESUMO
Um dos pilares da gestão ambiental é a implantação da coleta seletiva, que além de reduzir a poluição e o risco de problemas de saúde pela contaminação do ar, do solo e da água, reduz o volume de materiais destinado aos aterros sanitários ou lixões e proporciona economia de recursos naturais como petróleo, madeira, alumínio, ferro, aço, água e energia. A coleta seletiva também é uma opção de renda, pela comercialização do material.
Alguns condomínios já a utilizam, mas muitos ainda buscam alternativas para colocá-la em prática, encontrando inúmeras dificuldades para saber como e onde começar.
Para que isso se torne uma realidade no condomínio, é papel da gestão conscientizar os moradores e dar condições para que isso seja implementado.
Papel da gestão:
– Conscientizar os moradores com cartazes e comissões especiais
– Oferecer benefícios às unidades que façam o processo corretamente
– Providenciar o local próprio para o descarte
Papel dos moradores:
– Limpar – O lixo reciclável precisa estar completamente limpo para ser reciclado
– Separar – Os materiais precisam estar separados de acordo com o material (papel, vidro, metal e plástico)
– Compactar – Latas de metal, por exemplo, precisam estar amassadas para ajudar no transporte