Entenda porque é mais difícil proteger o condomínio quando o número de entregas é muito grande
O serviço de entregas à domicílio se desenvolveu significativamente na pandemia e veio para ficar. Segundo o Centro Brasileiro de Análises e Planejamento (Cebrap), mais de 380 mil pessoas trabalham, atualmente, como entregadores de aplicativos no Brasil. São milhares de entregas feitas diariamente, o que tem gerado preocupações em relação à segurança do condomínios.
Aumento da circulação de pessoas estranhas nos condomínios
A popularização dos aplicativos de entrega envolve um aumento direto na circulação de pessoas estranhas em diversos condomínios. Para evitar que o delivery se transforme em uma ameaça para as unidades e os moradores, é fundamental a criação de protocolos de segurança que visem reduzir o livre acesso dos entregadores ao edifício e conscientizar os moradores sobre os riscos associados à essa prática.
Devemos lembrar que, como em qualquer atividade, podem existem indivíduos de má fé que buscam nessa profissão oportunidades para acessar áreas residenciais com facilidade, através da observação de possíveis falhas nos sistemas de segurança.
Como proteger o Condomínio?
Para melhorar o controle de acesso às áreas comuns dos prédios, especialistas em segurança recomendam que o morador deça e receba diretamente a mercadoria, ou que ela seja entregue ao porteiro, quando houver. Os moradores podem pegar seus pedidos na portaria ou solicitar que sejam colocados no elevador. Embora isso possa gerar algum incômodo, é uma medida eficaz para evitar os acessos quase que irrestritos de pessoas desconhecidas no local (como acontece hoje em diversos condomínios).
Nos condomínios que permitem a entrada dos entregadores, é aconselhável proibir o acesso com o uso do capacete, que deve ser deixado na portaria, bem como a bag onde a mercadoria fica acondicionada. Além disso, o porteiro deve monitorar o tempo de permanência do entregador nas dependências do condomínio.
Nos condomínios sem porteiro, a recomendação é que o morador desça para pegar a mercadoria ou que seja instalado um equipamento de passagem de volumes. Importante destacar que empresas de entrega, como o iFood, não exigem que seus colaboradores façam a entrega diretamente no apartamento. Diversos fatores, incluindo as regras dos condomínios, a segurança e a falta de local adequado para estacionar a moto, justificam essa prática.
Por fim, percebe-se que aumento das entregas de aplicativos nos condomínios representa um desafio para a segurança das unidades. Mas ter protocolos claros e comunicados de forma eficaz aos condôminos ajuda a evitar situações desagradáveis e, em alguns casos, perigosas, como conflitos entre moradores e entregadores.
Os síndicos e administradores de condomínios devem buscar soluções que equilibrem a comodidade dos moradores com a necessidade de manter um ambiente seguro. Ao adotar medidas como a entrega de mercadorias na portaria, a proibição do uso de capacetes e a supervisão do tempo de permanência dos entregadores, é possível melhorar o controle de acesso e prevenir incidentes indesejados. A segurança dos moradores deve ser prioridade máxima, e os condomínios precisam se adaptar às demandas do mundo moderno para garantir um ambiente tranquilo e protegido.