Uma homenagem às mulheres que fazem a diferença na Gestão Condominial
O Dia Internacional da Mulher ocorre uma vez ao ano, mas o trabalho daquelas que exercem a função de síndica acontece todos os dias. A gestão de Condomínios foi por muitos anos uma atividade exercida predominantemente por homens, geralmente considerados mais hábeis nas tratativas com fornecedores, prestadores de serviço, colaboradores, etc. No entanto, a boa notícia é que a participação feminina tem crescido significativamente, expondo as habilidades e competências singulares que a sua presença tem a acrescentar ao universo condominial.
Comunicação
As mulheres são grandes ouvintes e sabem se portar com tranquilidade e seriedade na comunicação com funcionários e condôminos. Estabelecer bons diálogos é uma das habilidades mais valiosas no exercício da função, demonstrando credibilidade e confiança para apaziguar momentos de debate e discussão acalorada.
Interesses Coletivos
Síndicas são melhores construtoras de consenso. Seu dia a dia envolve aprendizado, liderança e acima de tudo influencia coletiva. Uma sindicatura bem exercida leva mais condôminos a participarem das assembleias e gera uma empatia coletiva, construindo um ambiente harmônico.
Ética
As mulheres praticam um senso mais latente de ética no dia a dia, através de sua postura e posicionamento. A mulher síndica tende a levar esta bagagem pessoal ao exercício da atividade, mediante análise criteriosa de orçamentos, pastas de prestação de contas, elaboração de contratos e até mesmo a aplicação de penalidades quando necessário.
Determinação
As mulheres são mais criteriosas e menos propensas a tomar decisões precipitadas, estando mais dispostas a esperar mais tempo por um resultado desejado. São muito estudiosas, vão em busca de informação e, na maioria das vezes, não se contentam com a primeira resposta que recebem.
Paixão
As mulheres são grandes motivadoras e inspiram dedicação, engajamento e lealdade em seus funcionários através da paixão pelo que fazem. A mulher síndica é capaz de olhar o Condomínio como um todo, enxergando detalhes que não estejam tão aparentes. Ela observa potenciais de melhoria e eleva a qualidade dos serviços, rotinas e qualidade de vida no edifício.
Igualdade
Homens e mulheres, no papel de responsáveis legais de um Condomínio, devem ter confiança no exercício de sua atividade, através de um trabalho sério e comprometido a atingir os melhores resultados para o empreendimento e a coletividade.
Como qualquer outra profissão, a sindicatura exige princípios éticos, morais, legais e acima de tudo intelectuais. Trocar ideias, sugerir soluções e praticar networking são técnicas que tendem a aproximar síndicos e síndicas, elevando a bagagem de todos os envolvidos. A gestão feminina está conquistando seu lugar no mercado, solidificando seu sucesso por meio do compromisso, transparência e especialização.
Portanto, você, síndica, não deixe de se orgulhar nesse mês da mulher. Lembre-se de todas as suas batalhas, conquistas e de como seu êxito inspira outras mulheres a buscarem seu espaço e reconhecimento nos âmbitos profissional e pessoal. Parabéns a todas!