Apesar das flexibilizações, o protocolo sanitário continua valendo
Ao longo de 2020 e em decorrência da pandemia, os Condomínios têm incorporado regras e medidas de distanciamento social conforme suas estruturas e realidades. Em geral, as medidas estão sendo flexibilizadas gradualmente mas, como ainda há risco de contaminação, é importante que as recomendações continuem sendo seguidas por todos que habitam o condomínio, inclusive os visitantes.
Entre as medidas mais comuns introduzidas nos edifícios estão o uso de máscara por condôminos, prestadores de serviços e visitantes, intensificação da rotina de limpeza e fechamento de áreas comuns suscetíveis à aglomeração, como salão de festas e churrasqueira. Os critérios variam de Condomínio para Condomínio, cabendo aos gestores decidir quais medidas serão adotadas. É recomendado que o Condomínio tenha aprovado o seu protocolo sanitário para formalizá-lo, em Assembleia virtual ou mista.
Embora algumas áreas comuns já estejam com seu uso flexibilizado mediante agendamento, essa prática costuma ser direcionada apenas para os moradores. Quanto aos visitantes, é de suma importância que o proprietário os alertem sobre os cuidados do Condomínio, além de que o prédio possua placas que comuniquem as regras adotadas. Disponibilizar álcool gel e cartazes próximos dos portões e das áreas dos elevadores é fundamental.
Dependendo das regras do Condomínio, o visitante pode ser barrado se não cumpri-las. Já na entrada a situação pode ser observada, devendo o porteiro evitar conflitos e chamar o síndico para resolver a questão. O morador deve acompanhar o visitante e estar atento às suas ações. O bom senso, como evitar utilizar elevadores cheios, deve ser mantido. Segundo advogados da área, caso o visitante descumpra alguma regra dentro do Condomínio a responsabilidade vai para a unidade, exceto em ações criminais.
Desse modo, percebe-se a necessidade da colaboração conjunta dos síndicos, condôminos e visitantes. Todos possuem seu papel na luta contra o vírus e, quando o assunto é Condomínio, os proprietários devem ter atenção redobrada para não sofrerem com eventuais multas ou advertências causadas por terceiros.