Conheça os principais motivos e saiba como evitar os problemas de convivência
A quarentena provocada pela pandemia da COVID-19 fez com que muitas pessoas que passavam o dia fora agora trabalhem em suas casas e em seus apartamentos, adotando o home office temporariamente. Com isso, atitudes e barulhos que até então passavam despercebidos agora começam a incomodar, levando ao aumento da briga entre vizinhos durante esse período.
O distanciamento social é uma das poucas formas de prevenção contra o coronavírus, sendo indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Analisando seus índices, cerca de 50% da população de todo o país adotou a quarentena buscando se proteger do vírus e conter sua proliferação. Com este cenário, sair de casa é recomendado apenas em casos essenciais, como ir ao mercado ou farmácia.
Assim, neste momento no qual todos estão evitando sair, podem surgir diversos atritos entre vizinhos. Em São Paulo as reclamações em condomínios chegaram a triplicar nos últimos três meses, segundo dados coletados pela Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC).
As Principais Causas
Como grande parte de quem está em casa segue trabalhando no formato home office, o barulho pode atrapalhar bastante. São muitas as causas de barulho durante um dia inteiro no condomínio, um dos principais motivos de atrito entre os moradores. São eles: choro ou brincadeiras de crianças, obras nos apartamentos, cachorro latindo, música e aparelhos de tv com volume alto, etc.
Em muitos prédios, o funcionamento das áreas de lazer foi suspenso temporariamente por conta da pandemia. No entanto, ainda assim há quem não concorde com as medidas. Verifica-se, então, mais um motivo para os conflitos: enquanto alguns apoiam as medidas de prevenção no condomínio, outros preferem que haja uma flexibilização. Vale destacar que alguns municípios possuem decretos vigentes que permitem o síndico bloquear as áreas comuns.
Outro incômodo bastante frequente é quanto aos objetos deixados nas áreas comuns, principalmente nos corredores. Uma das recomendações da OMS é que, ao entrar em casa, as pessoas tirem imediatamente suas roupas, que podem estar contaminadas, e as deixem em um canto isolado – como um cesto de roupas sujas separado – ou as leve diretamente à máquina de lavar. O mesmo recomenda-se para os calçados utilizados na rua. Visto isso, em muitos condomínios alguns moradores acabam deixando certos itens, principalmente os sapatos, do lado de fora do apartamento, o que não é a melhor prática.
Em síntese, as causas mais comuns que têm gerado conflitos em condomínios durante a pandemia são:
- Barulhos: de crianças, animais, obras, música alta, momentos íntimos, entre outros;
- Áreas de lazer: com conflito entre os que concordam e discordam das restrições de acesso;
- Itens no corredor: como sapatos, chinelos, peças de roupa, guarda-chuvas, etc.
Solucionando os Conflitos
Em relação aos casos de barulho excessivo, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) define em 45 decibéis o limite razoável para o tom de uma conversa normal. Quando ultrapassado esse limite, o barulho pode incomodar os demais moradores. A melhor alternativa é sempre o diálogo e compreensão de ambas as partes, para se chegar a uma solução amigável. Se necessário, o síndico pode fazer a mediação entre os moradores para que cheguem a um consenso.
Vale ressaltar que não é obrigação do síndico se envolver em brigas de vizinhos, salvo os casos onde essas discussões afetam diretamente o bem-estar dos demais moradores. No entanto, por ser uma situação atípica na qual os nervos podem estar aflorados, ele pode ajudar.
É importante lembrar que já que escolas e creches estão inoperantes neste momento, muitas famílias estão com as crianças no apartamento o dia todo, o que exige dos pais um esforço maior para as manterem entretidas. Portanto, a compreensão e o bom senso são necessários neste período singular.
Já nos casos onde moradores estão deixando seus pertences do lado de fora, o ideal é que o síndico intervenha, por se tratar de algo que interfere diretamente na convivência dos demais. Mesmo que seja importante manter a higienização de tudo que chega da área externa, é necessário que isso seja feito dentro dos limites das unidades.
Todos os condomínios possuem regras e os condôminos devem estar cientes de cada uma delas, se atentando para não quebrá-las e sofrer advertências, ou até multas. Algumas regras temporárias podem ser ajustadas, como é o caso da suspensão do funcionamento das áreas de lazer a fim de evitar aglomerações. O ideal nesse caso é que a administradora e síndico distribuam avisos por todo o condomínio, explicando os motivos da suspensão e reforçando a importância de se prevenir.
Boas Práticas para uma Boa Convivência
É importante a colaboração de todos para que o período de isolamento social seja enfrentado da melhor maneira possível. Para evitar situações delicadas, adote algumas atitudes:
- Evite som alto
Atente-se ao volume da sua TV e aparelhos de música. Lives, aulas e demais atividades devem ser realizadas em um volume razoável, não ultrapassando os 45 decibéis estipulados pela ABNT. Sons acima desse limite podem gerar incômodos para os demais moradores.
- Obras nos apartamentos
O barulho de obras pode realmente ser desconfortável. Por isso, o recomendado é que elas sejam pausadas neste período, salvos em casos de urgência, como vazamentos e danos estruturais.
- Não deixe seus pertences no corredor
Escolha um local dentro da sua casa onde ficarão concentrados os objetos que chegarem da rua para higienização. Assim o corredor não fica tumultuado, você continua se prevenindo e não coloca os demais em risco.
- Áreas de lazer temporariamente fechadas
A recomendação da OMS é evitar aglomerações e manter as áreas de lazer abertas é um grande incentivador do contrário. Em alguns municípios, via decreto, a restrição imposta pelos síndicos têm apoio na Legislação. O ideal é que essas áreas se mantenham fechadas ou com limite de pessoas/unidade por vez.
- Crianças podem ter horários para brincar
Estipule horários e limites para os pequenos fazerem as brincadeiras que geram barulho. Outra dica é optar por carpetes emborrachados e tapetes nas áreas onde as crianças ficam, evitando a propagação de grandes ruídos. Se o barulho for muito persistente, os vizinhos devem optar pelo diálogo, tentando manter a empatia. Cuidado também ao arrastar móveis no apartamento! Se não puder evitar, coloque fita isolante ou feltros nos pés das mesas e cadeiras para abafar os ruídos.
- Pet nas unidades
Se você convive com animais de estimação, feche algumas janelas e o vidro da varanda, quando possível. Dessa forma você evita que o barulho do seu bichindo incomode os vizinhos.
- Recebimento de entregas
Alguns condomínios restringiram a entrada de entregadores de delivery, a fim de evitar a propagação do coronavírus no prédio. Os moradores, então, devem se dirigir até a portaria para receber suas encomendas. Vale lembrar que diversos condomínios já adotavam esta prática antes da pandemia.
Por fim, o barulho sempre foi uma das principais causas dos conflitos entre os vizinhos. Agora, neste momento crítico que todos vivenciam devido a pandemia do novo coronavírus, o bom senso aliado à compreensão e a solidariedade são mais do que necessários. O ideal é que tudo seja resolvido através do diálogo. Quando não for possível e estiver atrapalhando o bem-estar dos demais condôminos, a administradora e o síndico devem interferir dentro das proporções necessárias.