É importante também acompanhar os reflexos da sazonalidade. Por exemplo, nos meses de inverno é costumeiro o aumento de consumo de água e energia elétrica no condomínio devido aos banhos mais demorados dos moradores. Nesses meses, deve-se intensificar as campanhas de conscientização para a redução do consumo, demonstrando que água e energia elétrica costumam estar atreladas aos hábitos dos moradores que, consequentemente, contribuem para o aumento das respectivas contas.
A ferramenta mais utilizada para o histórico de consumo costuma ser uma simples planilha em Excel, bem como sua demonstração em forma gráfica. Além de propiciar uma melhor análise, a informação contida no gráfico é mais bem visualizada e entendida por todos, gerando mais impacto. Isso facilita investigar possíveis causas, identificar oportunidades, implantar projetos de melhorias, modernizar sistemas e desenvolver campanhas de conscientização.
No caso da energia elétrica, é possível demonstrar todo um histórico, desde o consumo anterior à implantação de melhorias até os dados de consumo posteriores. Revisões efetuadas de maneira sistêmica propiciam ações imediatas para correção, seja através de ações nas áreas comuns (troca de lâmpadas econômicas por LED) como também ações de revisões junto às concessionárias. Por fim, atualizar o quadro de energia também pode impactar de maneira positiva, reduzindo o consumo, uma vez que componentes ultrapassados ou até mesmo a fuga de energia contribuem para a elevação da conta.
No caso das contas de água, cujo sistema não esteja individualizado para as unidades, cabe ao síndico ou gestor a medição e acompanhamento bem de perto, uma vez que seus valores costumam compor a segunda maior despesa do condomínio. Neste ponto, campanhas para redução de consumo e vistorias frequentes de componentes devem ser implantadas de maneira a corroborar para a redução. A partir do histórico de consumo, fica fácil a identificação de oportunidades de melhorias como, por exemplo, vistorias e revisões do sistema de descarga de caixa acoplada ou vistoria de vazamentos em torneiras e chuveiros. Há momentos em que são tantas as ações simples e baratas para correção de vazamentos nas unidades, que vale a pena o síndico analisar a possibilidade de as despesas serem custeadas pelo caixa do condomínio. Cita-se, como exemplo, a troca de courinho de torneiras ou até mesmo a instalação de redutores de pressão nas mesmas e em chuveiros.
Revisões de contas junto às concessionárias devem ser feitas em casos de grandes variações. No geral, elas são solicitadas para problemas de cavaletes, no caso de água, vazamento de gás em tubulações, no caso do gás, representando pontualidades. Porém, as maiores oportunidades de redução de consumo estão no seguimento interno do dia a dia do condomínio.
Outra oportunidade de redução de consumo está relacionada aos operadores de telefonia. A revisão do plano ou até mesmo do modelo de linha telefônica (fixo, celular ou rádio) pode resultar em redução de custos. Análise do perfil e da realidade do condomínio são importantes para a escolha adequada da melhor solução em telefonia, bem como dos planos de internet e TV por assinatura.
Ressalta-se, por fim, que todas as oportunidades e respectivas implantações de melhorias devem ser medidas em termos dos resultados alcançados, de modo que o trabalho do síndico, do gestor e da equipe de funcionários sejam reconhecidos perante a comunidade condominial .