Saiba como reduzir custos e se livrar definitivamente deste “vilão” do orçamento
O momento econômico pelo qual o Brasil passa não é de todo mal. O novo cenário trouxe desemprego, mais impostos, baixas no PIB e renda, porém também traz o pensamento de maior economia, e é isso que os condomínios estão buscando devido à situação cada vez mais desfavorável ao bolso dos brasileiros.
De acordo com a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), o valor dos condomínios nos custos gerais está cerca de 0,53% maior do que o ano passado.
Mas é preciso saber onde e como economizar. Os mesmos dados divulgados também apontam que houve uma queda relevante nas despesas de consumo de água, com cerca de 3,98% – o que já é um bom começo, mas ainda é preciso mais. Reavaliar os métodos de trabalho para a redução dos custos é o primeiro passo. Existem diversas formas de gerar economia com medidas de prevenção em condomínios, porém, o resultado mais expressivo certamente se dará quando se o condomínio possuir funcionários próprios de portaria e limpeza.
Terceirizar é a melhor opção, pois significa transferir o gerenciamento da mão de obra local para uma empresa especializada na gestão de serviços, modernizando assim a sua estrutura, além de ganhar agilidade, segurança, profissionalismo e geração de soluções, além da grande economia. Enquanto isso, o síndico poderá estar focado no gerenciamento e na administração do condomínio, planejando medidas para melhorias e etc., com a certeza de que os funcionários estarão exercendo suas funções de forma mais profissional.
Optar por terceirização é uma maneira eficiente para reduzir custos e a burocracia de contratar diretamente colaboradores pelo próprio condomínio, já que essa parte fica a cargo da empresa contratada, que realiza toda a parte de recrutamento, seleção e treinamento de pessoal, capacitando-os para o trabalho.
Outra redução de custo é referente à eliminação da folha de pagamento e de seus encargos, o passivo trabalhista e a multa de 50% sobre saldos de FGTS.
Ao contratar uma empresa, não há com o que se preocupar com relação à faltas de funcionários, já que em caso de ausência de alguém, outro profissional é enviado no lugar para realizar o plantão, não deixando o posto defasado. Existem condomínios que se beneficiam de outras vantagens do serviço terceirizado, como ter a liberdade de substituir um empregado a qualquer hora por causa de falta de compromisso ou profissionalismo, por exemplo.
Ao terceirizar serviços não é preciso pagar custos extras de indenização, o que permite montar assim uma equipe de profissionais dedicados, além de acabar com o “problema” gerado pelos funcionários muito antigos, que geralmente se acomodam quanto à qualidade da sua prestação de serviços, pois dificilmente serão substituídos, em razão do alto custo de rescisão.
Os condomínios que terceirizam também não precisam investir em equipamentos, acessórios, ferramentas e produtos de limpeza, liberando assim o seu fluxo de caixa para outros setores. É um investimento que compensa financeiramente e traz retorno positivo em forma de um serviço bem executado, além de garantir segurança e tranquilidade aos administradores, moradores e usuários de condomínios.
Por fim, conclui-se que o maior “vilão” do orçamento é o custo com funcionários próprios, pois as despesas relativas ao vínculo trabalhista tendem a aumentar, ano após ano, consumindo até 70% do orçamento anual do condomínio.
Obviamente que os moradores devem ser orientados frequentemente quanto aos cuidados com a manutenção e a economia de água e energia, mas para se obter uma economia realmente relevante, não resta dúvida de que a redução dos custos com folha de pagamento seja atualmente o melhor caminho a seguir.