Alguns cuidados para fazer a contratação de serviços de rotina sem dor de cabeça
A tarefa é árdua. Procurar, fazer orçamento e selecionar. Que síndico nunca passou por esses passos ao contratar um profissional ou empresa para realizar serviços no condomínio? Eletricista, pedreiro, jardineiro, chaveiro ou pintor, seja qual for o tipo de serviço, mesmo pequeno, é importante seguir alguns passos para não ter dor de cabeça.
Um passo importante é buscar referências e indicações dos prestadores de serviço pra se ter segurança na contratação. Pode procurar em sites confiáveis, pessoas de confiança ou referências no mercado.
Outro ponto primordial é a questão legal e tributária, devendo o prestador de serviço ter nota fiscal. É importante se fazer três orçamentos, além de não considerar o preço o principal motivo da escolha. Além disso, antes de contratar qualquer serviço é importante buscar informações sobre as normas e leis relacionadas ao mesmo, pois o condomínio pode ser responsabilizado caso aconteça algum problema.
CONFIANÇA
A confiança e a indicação são pontos fundamentais na contratação de serviços, além da participação do Conselho na tomada de decisões.
Outro item é a segurança, sendo importante conhecer o profissional que atuará no condomínio. Em caso de empresas, solicitar o crachá, cadastrar e manter o registro atualizado de todos os prestadores serviços.
RESPONSABILIDADES
É muito mais seguro que o condomínio contrate prestadores de serviços que possuam nota fiscal, firmando também um contrato do serviço a ser prestado ao condomínio para maior transparência entres as partes.
Mesmo se o serviço for pequeno, há a necessidade de seguir um padrão. O recibo simples não é suficiente. Existe também a responsabilidade cível, uma vez que se o prestador sofrer algum tipo de acidente dentro da área do edifício, o condomínio arcará com as consequências. No entanto, se o serviço for contratado com nota fiscal, o impacto é menor. Nesse caso a responsabilidade passa a ser da pessoa ou empresa que fornece a nota fiscal.
Vale também buscar a orientação da administradora de condomínios para não ter nenhum tipo de problema depois quanto ao recolhimento dos impostos que incidem sobre este tipo de contratação (como Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), entre outros).